Home Blog

AL promulga decreto e resolução sobre indicação e escolha de conselheiros do TCE/MA

Na sessão plenária desta quarta-feira (17), foram promulgados o Decreto Legislativo 669/2024 e a Resolução Legislativa 1.230/2024, ambos de autoria da Mesa Diretora, que regulamentam a indicação e escolha de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA). A sessão foi presidida pela deputada Iracema Vale ((PSB).

O Decreto Legislativo 669/2024, oriundo do Projeto de Decreto Legislativo 001/2024, estabelece, dentre outras disposições, que a escolha dos conselheiros do TCE-MA, que cabe à Assembleia fazer a indicação, ocorrerá dentre os brasileiros com mais de 35 e menos de 70 anos de idade, idoneidade moral e reputação ilibada e notórios conhecimentos em uma das seguintes áreas: jurídica, contábil, financeira e ou de administração pública.

O decreto estabelece, também, que as vagas abertas na composição do TCE-MA, que cabe à Assembleia fazer a indicação, serão preenchidas mediante iniciativa da Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle, que submeterá à apreciação do Plenário da Casa projeto de decreto legislativo aprovando a escolha do conselheiro do TCE-MA.

Por sua vez, a Resolução Legislativa 1.230, oriunda do Projeto de Resolução Legislativa 017/2024, altera os artigos 264 e 265, da Resolução Legislativa 449, de 24 de junho de 2004, que trata do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, acrescentando os artigos 265-A, 265-B e 265-C à referida norma.

Os referidos artigos dispõem que, dentre outras questões, a mensagem governamental deverá ser acompanhada de amplos esclarecimentos sobre o indicado e, ainda, que, após o recebimento da indicação e sua leitura no Expediente, a Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização e Controle deverá opinar em até 20 dias, devendo a deliberação ser tomada pela Assembleia em turno único, pelo voto da maioria de seus membros, seguindo o processo secreto.

Agência Assembleia.

Colinas recebe pacote de obras e ações estaduais durante o aniversário de 133 anos do município

O aniversário de 133 anos do município de Colinas foi comemorado nesta terça-feira (10) e ficou marcado por um pacote de obras e ações da gestão estadual. Foram reforçadas as ações de segurança, com entrega de viaturas e implantação da Patrulha Maria da Penha na cidade, ampliado o abastecimento de água na região, entregues kits do Mais Renda e do Minha Renda para geração de renda aos que mais precisam, implementado mais um serviço de saúde no Hospital da Criança, entre outras ações.

Uma das obras entregues de grande simbolismo é a rotatória da entrada da cidade com um letreiro de identificação do município e também como forma de receber os visitantes. Também foram entregues títulos de propriedade, equipamentos como roçadeiras e motores de pesca artesanal, aberto posto de inscrição para os estudantes participarem do edital do programa Cartão Transporte Universitário e assinada ordem de serviço para implantação de um Centro de Hemodiálise em Colinas.

“É motivo de muita alegria estar aqui na minha terra participando do aniversário da cidade que completa 133 anos. Como governador, aproveito para anunciar obras que estamos inaugurando, obras que irão começar e obras que estão em andamento. São benefícios para que a cidade possa se desenvolver e, acima de tudo, melhorar a vida das pessoas”, declarou o governador Carlos Brandão.

A prefeita de Colinas, Valmira Miranda, agradeceu a parceria com a gestão estadual e lembrou que muitas das ações eram um sonho antigo da população e que finalmente se concretizam com a gestão municipalista do estado.

“É um momento de alegria entregar obras hoje no município e receber anúncio de novas obras em várias áreas como saúde, educação, infraestrutura, geração de renda. É muito importante dizer que essa parceria com o governador Carlos Brandão foi fundamental para que tudo isso se tornasse realidade na nossa cidade. São sonhos que estão sendo realizados e eu agradeço por essa parceria”, assinalou Valmira Miranda.

A solenidade também contou com a presença do secretário extraordinário de Assuntos Municipalistas (Seam), Orleans Brandão, que destacou a assinatura da ordem de serviço realizada pelo governador para a implantação de um Centro de Hemodiálise na cidade.

“É um momento de festa para o município, que se comemora todos os anos, e hoje com a presença do governador tivemos muitas entregas e assinaturas de ordens de serviço para obras históricas como o Centro de Hemodiálise, que era um sonho da cidade. Então essa é uma grande parceria fortificando o municipalismo e fortificando a cidade”, afirmou.

O momento de comemoração contou com a participação popular que ressaltou a relevância da parceria entre estado e município para garantir oportunidades e melhores condições de vida a todos os maranhenses. Entre os depoimentos, está o da estudante Graciele Silva sobre o programa do governo que auxilia no transporte de alunos que moram distante do local onde estudam.

“Eu quero destacar a importância do Cartão Transporte Universitário para nós estudantes e agradecer ao governador Carlos Brandão por essa oportunidade com esse benefício no valor de R$ 800,00 que é um incentivo para que continuemos a batalhar e para que a educação seja valorizada no Maranhão”, comentou a estudante do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

Moradora do povoado Lagoa de Baixo, Maria das Dores dos Santos Dias agradeceu pela entrega dos títulos de propriedade que foi possível com o trabalho realizado pelo Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma).

“Eu estou muito agradecida pois há 40 anos pelejávamos para ter esse documento e agora, graças a Deus, estamos com tudo feito. Eu estou emocionada”, afirmou.

A partir da ação da Secretaria de Estado do Governo (Segov) e da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) o abastecimento de água foi ampliado beneficiando toda a região. Pela Caema foi inaugurada uma nova adutora no município e pela Segov foram instalados três novos sistemas simplificados de abastecimento nos povoados Jaguarema, Faixa e no Bairro Almeida.

Para o vendedor Antônio Ferreira, a obra da gestão estadual muda para melhor a vida de todos os moradores.

“Antes a gente não tinha água direto e sofria muito. Agora, com essa nova instalação, a situação ficou boa. Agora está tudo bem, tem água na torneira, meu muito obrigado ao governador”, disse Antônio Ferreira.

Pacote de obras e ações em Colinas

Segurança Pública

Foram entregues três viaturas para reforçar o policiamento na região sendo uma direcionada a Força Tática da Polícia Militar, uma para a Patrulha Maria da Penha que foi implantada em Colinas e uma viatura para Sucupira do Norte.

Saúde

O Hospital da Criança de Colinas ganhou mais um serviço de saúde com a implantação do Ambulatório de Psiquiatria, que possibilitará o diagnóstico precoce de transtornos do neurodesenvolvimento. Também foi assinada ordem de serviço para instalar um Centro de Hemodiálise na cidade.

Saneamento

Inauguração de uma nova adutora na cidade de Colinas e entrega de três sistemas simplificados de abastecimento de água no Bairro Almeida e nos povoados Jaguarema e Faixa.

Educação

Município recebeu um posto de inscrição para cadastro de estudantes no edital do programa Cartão Transporte Universitário que prevê auxílio no valor de R$ 800 para alunos que precisam se deslocar grandes distâncias para estudar.

Geração de renda

Entrega de carrinhos do Mais Renda e do Minha Renda para impulsionar a geração de renda de vendedores autônomos.

Produção

Entrega de títulos de domínio de propriedade, roçadeiras e motores para pesca artesanal.

Infraestrutura

Entrega de rotatória na entrada da cidade para recepcionar turistas e visitantes e também para identificação da cidade.

Audreia Noleto recebe título de cidadã de São João dos Patos

Na noite desta segunda-feira, 8 de abril, a Câmara Municipal de São João dos Patos prestou uma emocionante homenagem à Audreia Noleto, esposa do presidente do MDB no Estado, Marcus Brandão, concedendo-lhe o título de cidadã patoense. A iniciativa partiu do vereador Jardel Miranda, com o apoio unânime de todos os vereadores do município, em reconhecimento aos serviços prestados por Audreia à comunidade local.

A sessão solene, presidida pelo vereador Fernandinho Soares, presidente da Casa Legislativa, contou com a presença de todos os vereadores: Raimundo Filho, Magão, Flávio BGN, Rayanna Noleto, Agmar Mudim, Marianna Rocha Santos Teixeira, Marquinho do Paredão, Jardel Miranda, Thuany Costa e Keyla Kizoeira. Além dos representantes do legislativo municipal, o evento também recebeu a participação ilustre do prefeito de São João dos Patos, Dr. Alexandre Magno, e da prefeita de Paraibano, Vanessa Furtado. o vice-prefeito de São João dos Patos, Marcio Kizoeira. Vereadores de Sucupira do Riachão, Paraibano, e líderes políticos do médio sertão maranhense também marcaram presença, prestigiando a cerimônia.

Audreia Noleto expressou sua gratidão e felicidade ao receber a honrosa distinção, destacando suas raízes familiares na região. Filha de Colonas, com pais naturais de Paraibano e avós do Jatobá dos Noletos, povoado de São João dos Patos, a homenageada ressaltou sua ligação afetiva e histórica com a comunidade, reforçando seu compromisso em contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar dos cidadãos patoenses.

Sertão Web

AL do MA apoiará Caravana Fome e Sede de Justiça em Barreirinhas

A Assembleia Legislativa do Maranhão apoiará a Caravana Fome e Sede de Justiça em Barreirinhas-MA. O anúncio foi feito pela presidente da Alema, Iracema Vale após diálogo com a senadora Eliziane Gama na manhã desta segunda-feira, dia 08 de abril de 2024.

A próxima edição da Caravana Fome e Sede de Justiça será na cidade de Barreirinhas, nos dias 12 e 13 de abril. O evento marca a continuação de uma série de ações sociais, que já totalizam mais de 30 mil atendimentos gratuitos à população de diversas cidades maranhenses.

A iniciativa que reúne dezenas de instituições públicas e privadas, igrejas e serviços é uma realização das Igrejas Evangélicas do Maranhão e Federação das Entidades Cristãs do Maranhão(FECMA) com o apoio da Senadora Eliziane Gama, Governo do Estado, Prefeitura de Barreirinhas e Assembleia Legislativa do Maranhão. A Caravana Fome e Sede de Justiça é fruto da união e parceria com as seguintes instituições: Defensoria Pública; Tribunal de Justiça do Maranhão; Equatorial; FIEMA; SESI; SENAI; Fecomércio; SESC; SENAC; Superintendência Federal da Pesca;IFMA; UFMA; UEMA; IEMA; URE/Seduc; Viva/Procon; SEDES; SEMU; SECAP; SINE; Inmeq/ MA; Mateus Supermercados; Correios; Cruz Vermelha e SACBB.

Em Barreirinhas, a Caravana oferecerá uma vasta variedade de serviços e atendimentos gratuitos. Dentre eles, destacam-se mutirão de catarata, atendimentos na área da saúde, consultas odontológicas, atendimentos na área de psicologia e psiquiatria, orientação jurídica, audiências de conciliação, registro de imóveis, oficinas profissionalizantes, emissão de documentos e atividades recreativas para todas as idades.

Um dos pontos altos deste evento será na sexta-feira(12) às 18 horas na Praça da Família com a Cruzada Evangelística, que contará com a participação especial da renomada cantora evangélica Valesca Mayssa, além da participação de cantores e bandas locais. A ministração da Palavra de Deus será com o Pastor Olivoandes Jr.

“Estamos muito felizes com essa nova parceria da Caravana Fome e Sede de Justiça com a Assembleia Legislativa através da presidente Iracema Vale. A Caravana Fome e Sede de Justiça reafirma seu compromisso em promover um trabalho de atendimento gratuito às pessoas em situação de vulnerabilidade social com o apoio de voluntários e parceiros. Os mais de 30 mil atendimentos realizados nas últimas edições são um testemunho do impacto positivo que a Caravana tem gerado”, destacou a senadora Eliziane Gama.

Agência Assembleia.

Governo anuncia maior obra de pavimentação do estado, entrega kits esportivos, Areninha e outras obras em Mirador e Carolina

Com foco na melhoria da qualidade de vida da população em todo o estado, o Governo do Maranhão entregou importantes obras estruturais nos municípios de Mirador e Carolina nesta quinta-feira (4). Na cidade de Mirador foi realizada a entrega de kits esportivos e assinada a ordem de serviço para a pavimentação de um trecho de aproximadamente 86 quilômetros da MA-372, maior obra desse tipo no estado.

A medida representa um investimento estratégico para o desenvolvimento regional compreendendo o trecho entre a BR-230 (São Domingos do Azeitão) e a MA-270 (Mirador). A estrada é essencial para o deslocamento da população e também para a atividade econômica impactando no escoamento da produção agrícola de todo o estado.

“Todos os municípios produtores de grãos vão economizar cerca de 130 quilômetros para chegar ao Porto do Itaqui, isso vai alavancar o desenvolvimento da região como um todo. Estou muito feliz como filho desta terra em ter a oportunidade de proporcionar o desenvolvimento do sertão maranhense”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Presente na assinatura da ordem de serviço, a prefeita Domingas Cabral ressaltou que a obra é um grande presente no aniversário de 86 anos da cidade, comemorado nesta quinta-feira, e que a interligação da cidade com o município de São Domingos do Azeitão era esperada há muitas décadas pela população.

“Tem muita representatividade o governador vir ao município para assinar essa ordem de serviço para implantar essa estrada. É algo que não tem preço e nem há palavras para expressar a gratidão por anos e anos que a população esperava por essa rodovia, para mim é uma honra participar desse momento histórico”, disse.

O secretário de Estado da Infraestrutura, Aparício Bandeira, lembrou que a obra é uma das prioridades da gestão estadual e que agora será concretizada a partir do empenho e dedicação da equipe de governo.

“Assim que o governador Carlos Brandão assumiu, ele autorizou que fizéssemos o projeto, o que foi feito e orçado, e hoje estamos aqui assinando essa ordem de serviço, uma obra importante para a região do sertão e de todo o estado”, destacou.

Para o deputado estadual Arnaldo Melo, presente na cerimônia de assinatura da ordem de serviço, a obra entra para a história do Maranhão e vai impactar até mesmo estados vizinhos.

“É uma obra estruturante para o Maranhão, principalmente para a região produtiva de grãos e até municípios do Piauí haverão de transportar sua produção aqui. Estamos muito felizes, não apenas em Mirador e em São Domingos do Azeitão, como em todos os municípios que compõe a região do Sertão Maranhense”, frisou o parlamentar.

Para a população, as ações representam mais desenvolvimento para o município e impactam diretamente na melhoria da qualidade de vida.

“Essa estrada representa um grande bem para o nosso município, é um sonho sendo realizado não só para a nossa população como para São Domingos do Azeitão. É uma imensa satisfação para todos”, comentou a servidora pública Erenilde Campos.

Antônio Marques, que trabalha como auxiliar de serviços gerais, lembrou que foram mais de 50 anos de espera.

“O governador está de parabéns por trazer essa obra para a população de Mirador. Estava todo mundo torcendo há muito tempo para sair essa obra e em breve todos serão beneficiados”, relatou.

Areninha e kits esportivos em Carolina

Em Carolina, a gestão estadual inaugurou uma Areninha Esportiva, entregou a reforma da Praça Goiás e kits para a prática de esportes. Também foi inaugurada a Unidade de Reintegração Social Feminina de Carolina (UPRS1), a primeira do estado a utilizar a metodologia da Justiça Restaurativa, visando a reintegração social ainda mais efetiva.

A UPRS1 tem capacidade para custodiar 93 internas, sendo a ocupação atual de 36 custodiadas, e tem como características primordiais a segurança, infraestrutura adequada e garantia de que todas terão acesso à educação e/ou trabalho como parte do processo de reintegração social, assim como remição de pena e manutenção dos vínculos afetivos e familiares.

O governador Carlos Brandão destacou a importância das entregas e reafirmou o compromisso com ações para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

“Estamos entregando um dos mais modernos sistemas prisionais femininos do Brasil, onde estamos investindo na ressocialização das internas para que, ao sair da penitenciária, possam estar preparadas para o mercado de trabalho e terem oportunidade”, declarou Brandão.

O prefeito Erivelton Teixeira elogiou o trabalho realizado pela gestão estadual para a construção da Areninha Esportiva.

“Recebemos o governador Carlos Brandão aqui na cidade de Carolina e estou muito feliz. Entregamos esse importante prédio do sistema penitenciário assim como uma linda praça acompanhada de uma Areninha Esportiva, que fará parte desse lindo complexo esportivo para a nossa cidade”, agradeceu.

Gonçalo Neto toma posse como vereador de Colinas

0

Em Sessão realizada ainda pouco no Plenário da Câmara Municipal de Colinas, o ex-vereador Gonçalo Neto (2009/2012) tomou posse como o mais novo membro da casa. Ele assumiu o lugar do agora ex-vereador Léo do Banco que renunciou o mandato para se dedicar mais à sua pré-campanha para a Prefeitura da vizinha cidade de Jatobá.

Gonçalo Neto é o primeiro suplente do PSC e conquistou 407 votos nas eleições de 2020. Sobre como vai se posicionar na casa, se será governista ou se fará companhia aos colegas Stênio DD e Filomeno nas hostes oposicionistas, GN disse que fará uma oposição muito respeitosa ao atual governo e que votará sempre a favor de matérias que sejam de interesse da população.

Quem é Gonçalo Neto?

Gonçalo Menezes de Sousa Neto tem 37 anos e é filho do ex-vereador Abmael Esser. Pelo lado materno é neto do ex-prefeito Gonçalo Banana e sobrinho do ex-deputado Zé Eider.

Neto é casado com Nildjane Noleto, irmã de Audreia Noleto que é esposa de Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão e diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa do Maranhão. O novo vereador informou que em breve se filiará ao DC (Democracia Cristã).

Audreia Noleto recebe título de Cidadã de São Luís

Em Sessão Solene realizada na tarde desta terça-feira, 26, a Câmara Municipal de São Luís concedeu à enfermeira Audreia Noleto o Titulo de Cidadã Ludovicense. A honraria cumpre decreto legislativo nº 172/2023 de autoria do vereador Chico Carvalho.

Realizada no plenário Simão Estácio da Silveira, a sessão para a entrega da condecoração foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Paulo Victor, e contou com a presença de várias autoridades, dentre as quais se destacam a presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, os vereadores da Casa, deputados estaduais, além de parentes da homenageada como o marido Marcus Brandão, o filho Lucas Brandão, a sogra Heloisa Brandão, e vários amigos e conterrâneos de sua terra natal, Colinas.

O presidente Paulo Victor abriu a cerimônia destacando que a homenagem é mais do que justa por se tratar de uma pessoa que nos últimos anos tem contribuído bastante tanto para o progresso da cidade como também politicamente. “O título de Cidadã Ludovicense a Audreia Noleto faz dela agora uma filha de São Luís. Fizemos uma campanha vitoriosa em 2022 com a eleição do governador Carlos Brandão. E muito desse sucesso deve-se à nossa homenageada. De modo que esta sessão aqui é sem dúvida uma das mais importantes, senão a mais importante que já aconteceu por ocasião da entrega de um título de cidadão”, destacou.

Por sua vez, o autor do decreto legislativo, vereador Chico Carvalho, não economizou nos elogios à homenageada. “Os anos de 2022 e 2023 foram muito difíceis para mim em todos os quesitos, mas Deus colocou na minha vida a Doutora Audreia Noleto e seu marido Marcus e por isso eu quero aqui primeiramente louvar e depois agradecer por isso ter acontecido na minha vida. E depois, quero dizer que ninguém mais que a Audreia Noleto merece este título que foi aprovado por unanimidade por esta Casa”, disse.

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), fez questão de enaltecer a solenidade proposta pela Câmara Municipal, destacando que a homenagem é justa e merecida.

“Gostaria de parabenizar a Câmara por essa belíssima homenagem! Quero deixar registrado que a Audreia não é só uma amiga, mas uma mulher de fibra e guerreira”, disse a deputada.

Bastante emocionada, a homenageada agradeceu a Deus primeiramente, ao marido Marcus Brandão, que acompanhou de perto a homenagem e também discursou da tribuna em homenageando a esposa, e ao carinho do vereador Chico Carvalho.

Eu gostaria de agradecer ao vereador Chico Carvalho e a esta Casa por essa homenagem. Também agradeço ao presidente Paulo Victor e aos que estão aqui me prestigiando. Considero este um dos dias mais importantes, marcantes e inesquecíveis da minha vida familiar. Afinal, não é todo dia que se recebe um título de cidadão que equipara a pessoa agraciada a uma adoção oficial”, declarou a homenageada.

Por fim, Audreia falou também de sua trajetória profissional e disse que o título de Cidadã de São Luís aumenta suas responsabilidade com a cidade de São Luís, que mesmo ela não ocupando nenhum cargo no governo, vai continuar trabalhando para melhorar a vida das pessoas da cidade. “Considero este um dos mais importantes, marcantes e inesquecíveis momentos da minha vida familiar e profissional. Não ocupo cargo no governo, mas quero e vou continuar trabalhando para ajudar ainda mais São Luís,”, declarou.

Quem é Audreia Noleto

Antonia Audreia da Silva Noleto nasceu dia 05 de Junho de 1982 na cidade de Colinas, no médio sertão maranhense. Filha de João Bosco Noleto e Anilda Maria da Silva, é formada em enfermagem e servidora efetiva do Município de Mirador.

Começou a trabalhar como enfermeira em 2007, período em que também ministrou aulas no curso de Técnico de enfermagem, e como gestora financeira no supermercado e na loja de material de construções da família, em Colinas.

Em 2012 começou a trabalhar em campanhas políticas ao lado do então namorado Marcus Brandão na coordenação da campanha de Valmira Miranda para a Prefeitura de Colinas, e em 2014 ajudou a organizar e coordenar a de Flávio Dino para o governo estadual, onde pode intensificar os conhecimentos nesse ramo em nível estadual.

Com mais experiência e espírito de liderança ainda mais aflorado, liderou a campanha vitoriosa de Valmira Miranda à Prefeitura Municipal de Colinas em 2016 e novamente em 2020, quando Valmira foi reeleita. Antes disso, em 2017, casou-se com Marcus Brandão e assumiu a função de auxiliar de gestão administrativa da prefeita colinense.

Por todo este trabalho de excelência e com toda a experiência adquirida, Audreia Noleto recebeu convite para liderar na capital, São Luís, a campanha de 2022 para o governo estadual ao lado do marido Marcus Brandão, fazendo sob parceria e orientação a coordenação geral do comitê central do Estado. Comunicativa, paciente e organizada, conseguiu fazer amizades significativas com os vereadores e lideranças de toda a capital, de quem ganhou respeito e admiração.

Após o êxito na eleição que consagrou Carlos Brandão governador do Estado, Audreia ficou conhecida por sua abordagem respeitosa e educada ao lidar com as pessoas, qualidade que a tornou figura querida e indispensável dentro do grupo Brandão, não somente por ser cunhada do governador, mas também por desempenhar um papel de destaque no governo, sendo uma das vozes influentes que contribui para a tomada de decisões por sua capacidade de conciliação e diplomacia, bem como por sua dedicação ao bem-estar da população maranhense.

Audreia Noleto será homenageada hoje com o título de Cidadã de São Luís…

A Câmara de São Luís apresentou proposição de ‘Título de Cidadão Ludovicense’ em homenagem a Audréia Noleto, esposa do empresário e diretor institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, Marcus Brandão

A concessão desse título é reservada a indivíduos que se destacam pelos serviços relevantes prestados à cidade de São Luís. No caso de Audreia Noleto, é um reconhecimento público de seu compromisso e contribuição na área política para a capital do estado.

De autoria do vereador Chico Carvalho, a homenagem não apenas reconhece os esforços individuais de Audreia Noleto, mas também destaca a importância de seu engajamento político que é fundamental para o progresso da cidade.

A entrega do título será feita na próxima terça-feira, dia 26, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de São Luís.

Mariana Brandão participa da corrida de encerramento da VII Semana de Combate ao Feminicídio

Evento que contou com o apoio do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Mulher, fez parte do encerramento da VII Semana de Combate ao Feminicídio

A Avenida Litorânea, em São Luís, foi palco de uma importante iniciativa neste domingo (24), que foi a Corrida de Combate ao Feminicídio, evento que teve início às 6h e marcou o encerramento da VII Semana de Combate ao Feminicídio.

Com tema “Acreditar que pode ser diferente”, a semana dedicada à conscientização sobre o feminicídio foi uma realização conjunta da Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Casa da Mulher Brasileira, ONG Somos Todos Marianas, além de diversos órgãos e entidades que compõem a Rede de Proteção à Mulher. O patrocínio da iniciativa privada também foi fundamental para o sucesso do evento.

A Ong SOMOS TODOS MARIANA surgiu depois que a publicitária Mariana Costa foi encontrada morta em 2016 no apartamento onde morava, localizado no bairro Turu. Conforme as investigações das polícia civil, ela foi vítima de estupro e asfixiada até a morte, e tem como iniciativa levar para bairros e escolas, palestras com intuito de proteger a mulher e desmistificar o estereótipos sobre o papel masculino e feminino na sociedade.

Carol Costa, irmã de Mariana Costa e vice-presidente da ONG, transformou a dor e revolta pelo assassinato da sua irmã em 2016 em uma ação coletiva para que casos de feminicídio como esse não ficassem impunes e para ampliar o debate sobre os estereótipos de gênero, o papel da mulher na sociedade e os tipos de violência sofridas por mulheres em todo o Maranhão.

E quem esteve no local participando da corrida foi Mariana Brandão. Filiada ao MDB e com aparições cada vez mais frequentes ao lado de líderes da gestão estadual, Mariana Brandão, que conquistou o carisma de comunidades junto a vereadores da Capital já conhecidos, como Concita Pinto e Edson Gaguinho, além de pautar questões referentes à saúde pública, em especial, ao tratamento odontológico, associado diretamente à sua formação profissional na área, também tem se mostrado engajada na união de mulheres e na luta por igualdade de gênero.

Jovem, inteligente, determinada e com uma energia contagiante, Mariana Brandão tem marcado presença em espaços e ações por toda a Grande Ilha. “Eu, como mulher, acredito que tudo pode ser diferente. Precisamos acolher, escutar e cobrar por medidas que nos deixem mais seguras. Por uma causa dessas a gente corre sim e vamos muito mais além. Juntas somos mais fortes. TOMA PARTIDO, MULHER!”, destacou.

 

Iracema Vale recebe presidente da Petrobras e trata sobre exploração petrolífera da Margem Equatorial

A conversa abordou temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil e do Maranhão, dentre eles a exploração do potencial petrolífero da Bacia da Margem Equatorial

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), recebeu, nesta quinta-feira (14), a visita de cortesia do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, acompanhado do ex-deputado Edilázio Júnior. A conversa abordou temas relevantes para o desenvolvimento do Brasil e do Maranhão, dentre eles a exploração do potencial petrolífero da Bacia da Margem Equatorial.

A chefe do Parlamento Estadual agradeceu a visita e os esclarecimentos prestados pelo presidente da Petrobras, reiterando o compromisso da Assembleia Legislativa em acompanhar todo o processo de pesquisa e exploração da Margem Equatorial, garantido a sustentabilidade ambiental.

“O presidente da Petrobras trouxe boas novas à população do Maranhão. Ele deixou muito claro que a empresa busca um desenvolvimento sustentável. Saímos dessa conversa com a tranquilidade de que não haverá danos ambientais e prejuízos às populações dessa área a ser explorada. Somos muito gratos pela visita”, afirmou Iracema Vale.

Participaram também do encontro os deputados Antônio Pereira (PSB), Roberto Costa (MDB), João Batista Segundo (Republicanos), Ana do Gás (PCdoB), Daniella (PSB), Cláudia Coutinho (PDT), Júlio Mendonça (PCdoB), Fabiana Vilar (PL), Neto Evangelista (União), Ricardo Arruda (MDB), Davi Brandão (PSB), Ricardo Seidel (PSD), Fernando Braide (PSD), Wellington do Curso (PSC), Florêncio Neto (PSB), Zé Inácio (PT), Osmar Filho (PDT), Hemetério Weba (PP ), Rafael (PSB) e Leandro Bello (Podemos).

Na ocasião, Jean Paul Prates manifestou a satisfação de visitar a sede do Poder Legislativo Estadual presidido, pela primeira vez, por uma mulher, e de conversar sobre questões relativas ao desenvolvimento do Maranhão. “É uma grande satisfação visitar esta Casa e ser muito bem recebido por todos os parlamentares. Trago, também, o abraço do presidente Lula à presidente Iracema Vale e demais parlamentares. Estamos à disposição para contribuir com o desenvolvimento do Maranhão”, disse.

Margem Equatorial

O presidente da Petrobras fez um breve relato do trabalho desenvolvido pela estatal e teceu considerações sobre a questão da exploração de petróleo na Bacia da Margem Equatorial, esclarecendo que não é somente petróleo que existe nessa área.

“Estamos falando de uma área que se estende desde o Rio Grande do Norte até o Amapá, que tem um grande potencial, não só de reservas de petróleo e gás, mas, também, de energia eólica, solar, logística, cabotagem e turismo. Essa área deve ser vista como um ambiente de investimentos sustentáveis, com responsabilidade social, que pode ser tremendamente importante para o desenvolvimento do Maranhão “, frisou Prates.

Preservação Ambiental

Diante das preocupações expostas pelos deputados quanto aos danos ambientais em face da exploração da Margem Equatorial, Jean Paulo Prates tranquilizou a todos afirmando que a Petrobras agirá em consonância com os órgãos ambientais.

“No momento, estamos na fase de pesquisa e dimensionamento do potencial da Margem Equatorial. Quando entrarmos na fase de exploração do seu potencial, cumpriremos todos os protocolos de observância da preservação ambiental. Temos plena consciência na qualidade do nosso investimento do ponto de vista da segurança ambiental, industrial e dos trabalhadores. Temos mais de três mil poços perfurados no mar, em todo o mundo, sem nenhum incidente”, salientou.